segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Magazine Luiza e o "Vem ser feliz"




Não é a toa que virou case de estudo em Harvard. A rede de lojas Magazine Luiza é uma das que mais cresce no cenário do varejo nacional e vem a cada ano provando como é possível conciliar uma gestão voltada para pessoas e resultados (a empresa fechou o 3° trimestre com um lucro líquido consolidado de R$25,4 milhões, com margem líquida de 1,3%).

O sucesso da companhia é atribuído a cinco pilares: Agilidade na tomada de decisão, liderança forte, funcionários fiéis, preservação da cultura e ousadia.

Planejamento é essencial para a aquisição de bons resultados em qualquer área da vida. Entretanto focar excessivamente no plano inicial pode abrir espaço para a perda de excelentes oportunidades de negócios. A agilidade na tomada de decisão é fundamental para que paradigmas sejam quebrados e novas perspectivas sejam incorporadas ao projeto, contribuindo para a maximização dos resultados da organização. E essa rapidez no Magazine Luiza é notória, haja vista a constante modificação das estratégias adotadas e o sucesso das mesmas.






Além disso, sua presidente, Luiza Helena Trajano é dona de uma personalidade única. Com seu jeito simples, mas que une força e carisma, ela consegue exercer com maestria a influencia em sua equipe para o alcance de metas e resultados. Os funcionários possuem alta confiança em seu papel, fazendo com que o seu empenho seja o melhor possível.
Existe também uma abertura na comunicação. As portas do escritório de Luiza estão sempre abertas, comprovando um dos valores da companhia: simplicidade e liberdade de expressão. Os colaboradores possuem voz para sugestão de melhorias, o que independe da sua posição hierárquica na organização.

Com um corpo de funcionários que chega a mais de 16 mil, a rede é uma das pioneiras no emprego de boas práticas para valorização de seus colaboradores. Existem diversos programas focados no aumento da qualidade de vida e na capacitação técnica. O empenho dos funcionários é premiado com bolsas de estudos, além da participação de lucros e viagens internacionais. Outro fato interessante é que não existe comissão individual para vendedores, o que estimula os mesmos a trabalhar em equipe, gerando um espírito colaborativo. Isto acaba diminuindo a concorrência interna, e consequentemente, algum possível conflito.

Termino este post com uma frase da própria Luiza em relação à importância da gestão com foco em pessoas: “Nós colocamos as pessoas em primeiro lugar. Elas são a força e a vitalidade da nossa organização”.




Felippe Bandeira



Um comentário:

  1. Boa Felippe. Gostei do seu primeiro texto. A Magazine Luiza sempre foi conhecida como uma empresa direcionada para o bem estar de seus colaboradores. O que em minha opinião é bem interessante na gestão da Luiza Trajano é que ela é uma mulher simples, com vocabulário popular, simpática, divertida porém com enorme poder de liderança e como você falou, sabe mesclar orientação para resultados e pessoas como ninguém. Parabéns pelo primeiro texto, continue escrevendo!

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